A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com a Escritora”, no dia 3 de junho às 18h00, nesta edição convidando Maria João Tomás.

Dada a crise de refugiados desencadeada pelos conflitos que atualmente assolam a Europa, este encontro seguirá o tema “Interculturalidade em tempos de guerra”. Depois da guerra na Síria, o agravamento da situação política no Afeganistão e o conflito na Ucrânia, a interculturalidade emerge como resposta para a coesão social nos tempos que vivemos, em jeito de reflexão sobre o papel dos portugueses no acolhimento e auxílio dos migrantes que chegam ao nosso país.

Junte-se à conversa e conheça o trabalho desta escritora, responsável pela Interculturalidade na Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa.

Nota Biográfica- Maria João Tomás

Professora Associada Convidada ISCTE-IUL, Departamento Economia, especialista em Interculturalidade nos Negócios Internacionais.

Responsável pelo programa de Interculturalidade na Junta de Freguesia de Arroios.

Coordenadora da Biblioteca Pública do Médio Oriente e Norte de África e de toda a programação que está associada: ciclos de conferências, cursos, fóruns económicos.

Coordenadora e diretora do projeto CASA ÁRABE, ISCTE-IUL, dedicada ao estudo, investigação, divulgação dos países do Norte de África e Médio Oriente, de onde se destacam as seguintes atividades: Semanas Culturais e Económicas, Ciclos de conferências, Exposições sobre política, cultura e economia nos países do Norte de África e Médio Oriente, Cursos de Literatura e de Política dedicados a esta região, 2014-2018.

Doutorada em História e Cultura do Médio Oriente Antigo, pela FCSH-UNL, Mestre em Sociedades Culturas e Civilizações Pré-Clássicas pela FL-UL, com estágios na UCLA, Universidade de Basileia e American University in Cairo, tendo tido bolsas de investigação da FCT, Fundação Calouste Gulbenkian e FLAD.

Autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, com destaque Da Primavera ao Inverno Árabe, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2013, e ainda Internacionalização da Economia Portuguesa, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2017.

 

Partilhar