A Escola Superior de Educação de Coimbra promove o II Encontro Internacional de Ensino do Português, durante os dias 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2011.

Este Encontro reunirá educadores, professores  do Ensino Básico  e investigadores em diferentes áreas e domínios do ensino da Língua Portuguesa, oriundos de vários países, como Espanha, Grécia, França,  Brasil, Moçambique e de várias universidades portuguesas e institutos politécnicos.

Envolverá ainda, pela primeira vez, muitos docentes e investigadores ligados a projectos de literacia de adultos e de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como estudantes  de mestrado e de doutoramento em áreas relacionadas com o ensino do Português.

Os temas estruturantes deste II Encontro são:

– Ensino do Português língua materna
– Ensino do Português língua estrangeira
– Promoção da leitura
– Promoção e desenvolvimento da escrita
– Ensino precoce da literatura
– Literacia de adultos
– Ensino da gramática
– T.I.C e ensino do Português
– Língua Gestual Portuguesa / Ensino Bilingue

Realçamos ainda que este encontro vai disponibilizar:

– Painéis de apresentação de trabalhos de investigação em curso e de boas práticas, constituindo um fórum de ideias e de projectos que estão em desenvolvimento no âmbito do Ensino do Português.

– Plenárias de temas muito diversificados, conduzidos por alguns dos especialistas nacionais e estrangeiros nos domínios em causa, entre os quais se destacam as presenças do Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral; Carlos Reis, Professor da FLUC e Reitor da Universidade Aberta; Ana Bela Martins, da Rede de Bibliotecas Escolares; Fernanda Leopoldina Viana, da Universidade do Minho, e muitos outros investigadores de referência do ensino superior nacional. O Encontro contará ainda com a presença prestigadora de investigadores oriundos da Espanha, da Grécia e do Brasil.

De entre todas as temáticas em análise, destacam-se as respeitantes ao ensino da leitura, da escrita, do conhecimento explícito da língua e ao novo Programa de Português para o Ensino Básico.

O Programa encontra-se disponível na página web do Encontro em https://www1.esec.pt/pagina/eielp/.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar