Espera-se mais de 1 500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral, a animar os encontros e mesas em português:

1. LITERATURA DE VIAGENS: reflectirá sobre crónicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, das viagens através dos livros. A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turistico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo e da própria globalização.

2. O ESTADO E A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: na qual poderão, nomeadamente, ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no Mundo Lusófono; bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do nosso património literário, cultural e da Lusofonia.

3. POESIA ESCRITA PARA A MÚSICA: que permitirá, nomeadamnete, a reflexão sobre temas como, a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendencias da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia.

serão os grandes temas do encontro com os seguintes nomes já garantidos:

 

– Angola: Manuel Rui Monteiro, António Antunes Fonseca (Membro da União dos Escritores Angolanos), e Armindo Jaime Gomes.

– Cabo Verde: Daniel Pereira (embaixador de Cabo Verde em Brasília), Domingos Landim de Barros, Daniel Euricles Rodrigues Spínola (escritor com o Pseudónimo literário Danny Spínola) e José Luis Hopffer Almada.

– Guiné-Bissau: o escritor e poeta Tony Tcheka (António Soares Lopes Júnior).

– Moçambique: Sangare Okapi (poeta e membro da Associação de Escritores Moçambicanos), Jorge de Oliveira e Aurélio Furdela (membro da Associação de Escritores Moçambicanos).

– Portugal: Carlos Reis, Pedro Rosa Mendes (escritor e jornalista, que recebeu, recentemente, o prémio Pen Club), José da Costa Neves (E. S. Tagino é o seu pseudónimo literário), António Cortez e Tiago Torres da Silva.

– S. Tomé e Príncipe: Angelson Coelho D ´Assunção.

– Timor: Domingos Francisco de Sousa (embaixador de Timor em Brasília).

 

 

FONTE: Dá Fala

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar