7 March 2021
A II Cimeira Moçambique-Portugal, que se realiza no próximo dia 26, vai levar a Maputo uma numerosa comitiva governamental portuguesa, liderada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que se fará acompanhar por cinco dos seus ministros.

II Cimeira Moçambique-Portugal

De acordo com o programa preliminar da cimeira, os ministros de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa Nacional, Pedro Aguiar-Branco, da Economia, Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura, Assunção Cristas, participarão no encontro bilateral, que se realiza no dia 26, em Maputo.

Estarão igualmente presentes os secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e dosNegócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.

Na agenda do encontro está prevista a assinatura pelos dois governos de pelo menos 16 acordos de cooperação, destacando-se os das áreas de Pesca e Aquacultura, Agricultura, Saúde, Educação, Transportes Marítimos e Portos, Água e Saneamento, Defesa, entre outros.

A assinatura dos protocolos e memorandos de entendimento deverá realizar-se na tarde de quarta-feira, dia 26, depois de uma sessão plenária, na qual estarão presentes o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, o primeiro-ministro português, Passos Coelho, e membros dos dois governos.

No final da cimeira, o primeiro-ministro português vai receber a comunidade portuguesa residente em Moçambique e participar num banquete no palácio presidencial da Ponta Vermelha, promovido pelo chefe de Estado moçambicano.

Antes de regressar a Lisboa, na noite de quinta-feira, Pedro Passos Coelho participa no seminário empresarial ´Portugal e Moçambique: impulsionando parcerias para o desenvolvimento sustentável`, na qual está também prevista a presença de Armando Guebuza.

O primeiro-ministro português tem agendadas visitas a instituições sociais e culturais, como a Casa do Gaiato e o Centro Cultural Português e deslocar-se-á ao túmulo do antigo jogador do Benfica Mário Coluna, falecido em fevereiro.

A I Cimeira Portugal-Moçambique realizou-se em novembro de 2011, em Lisboa.

 

EMYP // APN – Lusa/fim

Foto LUSA: Receção ao Primeiro Ministro de Portugal no aeroporto internacional de Maputo , Moçambique, 09 de abril de 2012. ANTONIO SILVA / LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários