FLUL, 10 de Outubro  – Sala 5.2 – 18:30 – ENTRADA LIVRE

25 Frames por Segundo é o Primeiro Ciclo de Estudos dedicado exclusivamente à criação audiovisual para televisão.

Nesta sua primeira edição tem como premissas os conceitos de identidade e registo.

Organizado pelo Gabinete de Estudos de Cultura, Artes Performativas e Audiovisuais do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Rádio e Televisão de Portugal, pretende ser um espaço de reflexão inter-artes e multidisciplinar aberto à comunidade. 

Na sua décima quarta sessão será apresentada a obra:

PARAÍSO FILMES, RTP 2001 


PARAÍSO FILMES é uma série de humor criada pelas Produções Fictícias para a RTP, emitida em estreia entre Setembro e Dezembro de 2001. Cada episódio retrata o quotidiano da Produtora Paraíso Filmes, “que fez na Trafaria a Holywood de Portugal”, combinando as “misérias” da imaginação criadora/capacidade produtora “desenrasca” com o making of de um filme em rodagem, remake de filmes famosos de Holywood. No primeiro episódio, o filme referência é Saturday Night Fever. 

Num jogo de metalinguagem, onde televisão e cinema se confundem, os estereótipos retratam impiedosamente o quotidiano, conduzidos pela dupla inesquecível formada pelos atores António Feio (o artista / realizador) e José Pedro Gomes (o produtor / homem de negócios no ramo de acessórios para casa de banho). 

Com um ritmo de ação e realização alucinante, PARAÍSO FILMES assume uma estética de movimento próprio das grandes produções de cinema de ação ou das séries televisivas americanas, mas pouco utilizada nas produções audiovisuais portuguesas da época. 

 

Atores – António Feio / José Pedro Gomes / Carla Salgueiro / Carlos Curto / Marco Horácio / Dinarte Branco / Miguel Melo 

Ator convidado – Zé Pedro Vasconcelos 

Direção criativa – Nuno Artur Silva 

Textos – Nuno Markl / Filipe Homem Fonseca / Eduardo Madeira / Henrique Cardoso Dias 

Realização – Carlos Barreto 

Direção Geral – Diamantino Ferreira 

 

25frames por segundo | Biliões de frames de Cultura

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar