Díli, 07 out (Lusa) – O Governo timorense anunciou hoje ter aprovado esta semana o protocolo de cooperação com Portugal sobre o projeto de formação de profissionais de comunicação social em língua portuguesa.
Segundo um comunicado, o protocolo abrange um programa conhecido como “Consultório da Língua para Jornalistas” e foi aprovado na reunião de terça-feira do Conselho de Ministros.
O protocolo foi assinado entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social (SECOMS) timorense – entidade “fundamental para o desenvolvimento e a regulação do exercício da atividade dos meios de comunicação social em Timor-Leste, nomeadamente da imprensa, rádio e televisão”, e o “Programa de Apoio à Consolidação do Estado de Direito – Componente Comunicação Social”, do Instituto Camões.
Este protocolo pretende, explica o executivo, “dar formação aos profissionais de comunicação social timorenses, no sentido de melhorar uma transmissão de informação fidedigna em língua portuguesa, contribuindo assim para o aumento da literacia mediática, económico-financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população”.
ASP // MP – Lusa/Fim