Melhores Músicas do passado ano de 2022 em Portugal e na Galiza. Nesta oitava edição, a competição voltou a bater a própria marca de participação com um total de 6.792 votos, o que representa um aumento de quase 30% em relação à edição anterior.
Neste caso, o público de aRi[t]mar concordou que Maçãzinha, do grupo portuense Retimbrar em colaboração com a cantora galega Uxía foi a Melhor Música de 2022 em Portugal. A Maçãzinha é um bom exemplo de TugaBeat, nome com que os próprios Retimbrar definem a sua música, uma mistura de folk, sonoridades populares e muitas outras origens com a presença sempre notória da percussão tradicional portuguesa.
No caso de alén do Miño, o tema elixido como Mellor Música do 2022 en Portugal é Maçãzinha, da agrupación portuense Retimbrar en colaboración coa mosense Uxía. Maçãzinha é un bo exemplo do TugaBeat, nome co que os mesmos Retimbrar definen a súa música, unha mistura de sons folk, populares e de outras moitas orixes coa sempre imperante presencia da percusión tradicional lusa.
Os artistas que subiram ao pódio grassas aos votos do público foram, em Portugal, A Garota Não com o tema Dilúvio, e Miguel Araújo, que concorreu ao prêmio por sua Dança de um dia normal. Na Galiza, o segundo e terceiro lugares foram: SÉS, que já tinha recebido o prémio na edição de 2017 e nesta ocasião optou pelo mesmo grassas ao seu Para Cando Eu Morra, e a dupla Xoel López & Baiuca, com Paxaro Do Demo.
.