Macau, China, 23 mar 2023 (Lusa) – O festival “Letras & Companhia” traz este ano, pela primeira vez, convidados de fora, numa iniciativa do Instituto Português do Oriente que pretende, entre outros, promover o intercâmbio entre artistas locais e da lusofonia, disse à Lusa a organização.
A terceira edição do festival literário e cultural para pais e filhos do Instituto Português do Oriente (IPOR), dedicada ao tema da água, decorre entre 10 e 24 de abril. Criado à volta do conceito dos “três L’s” – língua, livro e leitura – o evento volta a incorporar este ano um programa aberto ao público e outro dirigido às escolas.
A bióloga portuguesa Ana Pêgo, autora do livro “Plasticus Maritimus – uma espécie invasora”, vai estar no território para apresentar a versão em chinês da obra e “fazer um conjunto de ‘workshops’ com crianças” e uma formação “aberta a todos os professores do ensino primário, secundário, também agentes de ensino e quem estiver interessado”, disse à Lusa a vogal da direção do IPOR, Patrícia Ribeiro.
“A partir desse livro, ela criou um conjunto de ‘workshops’, palestras e exposições para sensibilizar jovens, adultos e professores para as questões ambientais e do plástico que existe nos oceanos”, reforçou.
Além de Ana Pêgo, o evento conta ainda com a presença da flautista Joana Radicchi e da atriz Nina Rocha, ambas brasileiras, que trazem a Macau “A Jornada da Menina Peixe Rumo ao Fundo do Mar”, “um espetáculo interativo que envolve música, imagem e narração de histórias ao vivo”.
O “Letras & Companhia”, organizado pela primeira vez em 2021, durante a pandemia da covid-19, tem este ano a possibilidade de trazer convidados do exterior, “para poder também divulgar um bocadinho do que se faz nos países de língua portuguesa e em Portugal e promover este intercâmbio entre artistas de Portugal e de Macau e dos países de língua portuguesa”, notou ainda Patrícia Ribeiro.
A nível local, destaque para a participação do grupo de teatro de Macau The Funny Old Tree Theatre Ensemble, da cantora Jandira Silva e das associações SÍLABA – Associação Educativa e Literária e SOMOS! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa.
“É sempre esta filosofia que nós temos no nosso festival, que é a colaboração com outras associações aqui de Macau para podermos assim divulgar e podermos promover mais intercâmbios entre os vários atores que Macau tem e também com aqueles que vêm de fora”, apontou a responsável.
O “Letras & Companhia” é organizado em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, contando ainda com a colaboração da Fundação Oriente, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Livraria Portuguesa, da Porto Editora e da Escola Portuguesa de Macau.
As atividades são de entrada livre, devendo a participação em alguns programas ser feita através de inscrição.
CAD // JMC – Lusa/Fim