Fado já é Património da Humanidade

O Comité Internacional da UNESCO, constituído por 24 países, anunciou, este domingo, em Bali, na Indonésia, o Fado como Património Imaterial da Humanidade.

O antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopeslançou a ideia de candidatar o fado a Património Imaterial da Humanidade e escolheu os fadistas Mariza e Carlos do Carmo para embaixadores da candidatura.

A candidatura foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Municipal de Lisboa no dia 12 de Maio de 2010 e apresentada publicamente na Assembleia Municipal, no dia 1 de Junho, tendo sido aclamada por todas as bancadas partidárias.

No dia 28 de Junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO. Em Agosto desse ano, deu entrada na sede da organização, em Paris.

candidatura portuguesa foi considerada como exemplar pelos peritos da UNESCO, tal como o Paraguai e Espanha.

Fotos:

– Combo com os selos com rostos de fadistas portugueses, integrados na coleção filatélica “Fado”, lançada pelos CTT no dia 3 de Outubro, em Lisboa, 25 de novembro de 2011. LUSA

– A fadista portuguesa, Mariza, canta um tema da carismática Amália Rodrigues durante o concerto de homenagem em Lisboa. 11t de dezembro de 2008. TIAGO PETINGA/LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top