Exposição “de Dentro e Fora – Coletiva de Artistas de Cabo Verde”

As Ilhas, o mar e a diáspora de Cabo Verde estão representadas na exposição “de Dentro e Fora – Coletiva de Artistas de Cabo Verde” – uma parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, com o Centro Cultural de Cabo Verde e com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde – que será inaugurada no dia 15 de novembro, às 18 horas, na UCCLA. A exposição será complementada pela apresentação de 3 salas no Centro Cultural de Cabo Verde, cuja inauguração terá lugar no dia 16 de novembro, às 18 horas.

Trata-se de uma mostra, na UCCLA, onde estão representados 36 artistas, com 66 obras agrupadas em 7 diálogos improváveis, aparentes ou possíveis, realizados por diferentes intervenientes e com abordagens plásticas distintas sobre os mesmos temas.

A exposição “de Dentro e Fora ‑ Coletiva de Artistas de Cabo Verde” é um contributo no aprofundamento da reflexão sobre as artes plásticas nacionais de Cabo Verde na contemporaneidade e no contexto não só da Lusofonia mas também do continente africano e do mundo.

A mostra pretende convidar o visitante a refletir sobre a condição transnacional dos artistas de Cabo Verde, um país onde a diáspora tem uma marcante e assinalável dimensão, com repercussão inequívoca nas artes plásticas. Os autores, na sua produção artística, influenciam e são influenciados não apenas pelas suas raízes, mas também por todo o contexto dos novos países onde vivem ou viveram, pelos quais viajaram e onde produziram as suas obras.
Horários e moradas da exposição que estará patente ao público, e com entrada livre, até ao dia 18 de fevereiro de 2022:
– UCCLA: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Avenida de Índia, n.º 110, Lisboa
– Centro Cultural de Cabo Verde: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
Rua de São Bento, n.º 640, Lisboa

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top