Estado brasileiro de Minas Gerais e Moçambique assinam parceria no turismo e cultura

Lisboa, 11 mar 2025 (Lusa) – Os governos do estado brasileiro de Minas Gerais e de Moçambique assinam quarta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa nesse dia, uma parceria na cultura e no turismo, anunciaram em comunicado.

De acordo com a nota, Minas Gerais e Moçambique estão “a unir esforços para dinamizar o turismo e promover a cultura”. E a iniciativa de criar aquela parceria tem como objetivo fortalecer o intercâmbio da cultura brasileira e moçambicana “que compartilham diversas similaridades devido à herança africana do Brasil e de Minas Gerais, especialmente no que diz respeito à música, literatura, dança e culinária”.

Além da gastronomia, que também reflete essa ligação, com pratos como a feijoada no Brasil e o arroz de marisco em Moçambique, que combinam ingredientes locais com influências africanas e portuguesas, as festividades populares, como o Carnaval no Brasil e o Carnaval da Zambézia em Moçambique, também demonstram, no entender daquelas entidades “a alegria e a importância da celebração comunitária nas duas culturas”.

“Essas semelhanças são um reflexo das raízes africanas compartilhadas e da história de colonização portuguesa que moldou os dois países”, lê-se na nota.

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT) e o setor do Turismo de Moçambique, representado pelo Ministério da Economia – Instituto Nacional do Turismo (INATUR) e pelo Ministério das Finanças – Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), estabelecem, assim, uma forma de partilhar experiências, dados e boas práticas na gestão do setor do turismo e intercâmbio cultural e artístico, acrescenta-se na nota.

A troca de bases de dados e informações, através do Observatório do Turismo, e a partilha de estratégias relacionadas com o planeamento e desenvolvimento do setor, também fazem parte desta cooperação.

Durante a reunião realizada com a equipa moçambicana foram apresentadas, do lado do Brasil, a Plataforma Integrada do Turismo (PIT) e as suas funcionalidades, incluindo o inventário da oferta turística, o registo na plataforma, campanhas de marketing e promoção, políticas de regionalização, recolha e tratamento de dados, através do Observatório do Turismo e ações de capacitação, adianta a nota.

“Celebrar este acordo com Moçambique na BTL é um marco para a união dos países de língua portuguesa, impulsionando o turismo e a cultura de forma integrada, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José de Oliveira, citado no comunicado.

“Ao unirmos nossas raízes, desde ações de intercâmbio artístico-culturais, a cessão da Plataforma Integrada do Turismo até os ‘Aulões da SECULT’, vislumbramos um futuro próspero para ambos os estados. Minas Gerais e Moçambique compartilham riquezas culturais e artísticas únicas, e esta parceria é a chave para desbloquear o potencial turístico inerente a cada cultura. Que esta colaboração inspire novas iniciativas e fortaleça os laços que nos unem pela língua e pela história”, acrescentou.

Os representantes de Moçambique destacam, por seu lado, “a qualidade das políticas públicas” adotadas pela SECULT, afirmando que a reunião superou as expectativas e fortaleceu o interesse na formalização da parceria.

A parceria entre Minas Gerais e Moçambique reforça o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável do turismo e da cultura e a valorização de experiências inovadoras nos setores, conclui-se no comunicado.

ATR // JMC – Lusa/Fim

Foto de destaque: Diamantina

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top