Entrega do Prémio Pessoa 2025 à escritora Lídia Jorge

A escritora Lídia Jorge recebeu no dia 10/02/2026, numa cerimónia em Lisboa, o Prémio Pessoa 2025.

O júri da edição do ano passado foi presidido por Francisco Pedro Balsemão e constituído por Paulo Macedo, Ana Pinho, Ana Tostões, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Emílio Rui Vilar, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery, Viriato Soromenho-Marques.

Iniciativa do jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, o prémio tem um valor monetário associado de 70 mil euros.

Nascida há 79 anos em Boliqueime, no Algarve, Lídia Jorge estreou-se em 1980 com o romance “O Dia dos Prodígios”. Ao longo da carreira, recebeu os mais importantes prémios literários portugueses e prémios internacionais como o Prémio Médicis de Melhor Romance Estrangeiro publicado em França, por “Misericórdia”, em 2023, e o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas em 2020, de Guadalajara, um dos mais importantes da América Latina.

A escritora Lídia Jorge acompanhada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), e por Francisco Pinto Balsemão, durante a cerimónia de entrega do Prémio Pessoa 2025 realizada na Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, 10 de fevereiro de 2026. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top