Lisboa, 11 mar (Lusa) – Os alunos de escolas da região de Lisboa serão os primeiros participantes do Encontro de Literatura Infantojuvenil da Lusofonia, que começa na segunda-feira, ao lado de autores como David Machado, Rita Taborda Duarte e Odair Rodrigues.

Entre segunda e quarta-feira, este encontro lusófono é feito sobretudo de visitas de escritores, ilustradores e promotores de leitura a escolas de vários concelhos da região de Lisboa.

Só depois – de quarta-feira a sábado – é que esses mesmos autores se juntam no Estoril para debater a literatura lusófona que é feita para os mais novos, na Fundação O Século, organizadora da iniciativa.

Esta é a terceira edição do encontro, que irá abordar temas como as bibliotecas escolares, a literacia visual ou o mercado editorial lusófono, num esforço da organização em convidar autores dos vários países de língua oficial portuguesa e cuja obra é pouco publicada em Portugal.

No Estoril estarão, por exemplo, a escritora moçambicana Teresa Noronha, o autor cabo-verdiano Odair Rodrigues, a angolana Ana Paula Tavares e os brasileiros Flávia Lins e Silva e Clovis Levi.

A eles juntam-se ainda a investigadora Eliana Yunes, os escritores António Torrado, Luísa Ducla Soares, Rita Taborda Duarte e Isabel Zambujal, as ilustradoras e promotoras de leitura Mafalda Milhões e Margarida Botelho, e o comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.

Além das visitas escolares e dos debates, o encontro contará ainda com uma feira do livro no Estoril e oficinas pedagógicas para escolas de Cascais e Oeiras.

O Encontro de Literatura Infanto-juvenil da Lusofonia tem uma comissão de honra presidida pelo ex-chefe de Estado Jorge Sampaio.

Toda a programação pode ser consultada em http://lusofonia.oseculo.pt/programa/.

SS // TDI

Lusa/fim

Partilhar