26 February 2021
A construção desta peleja partiu de um mote e um mote-resposta oferecidos pelo escritor brasileiro Fábio Sombra, autor de “Magrilim e Jezebel em o rei do abêcê”, uma das obras lidas no âmbito do projeto.

E assim comemorámos o Dia da Língua Portuguesa

O autor forneceu as duas primeiras sextilhas e, seguidamente, alunos e professores das diferentes escolas foram dando continuidade à “disputa” verbal.

A música e acompanhamento por teclas são da autoria de Joaquim Bento, docente de Educação Musical na E.B. 2, 3 Dr. Carlos Pinto Ferreira.

 

O projeto colaborativo Voos em LP 2, localizado em voos em LP2 tem, entre outros, o objetivo de estabelecer um intercâmbio cultural entre escolas do Brasil, Portugal e França (estando nos seus horizontes incluir escolas dos PALOP) através da leitura e exploração de obras de autores lusófonos, escritas para a infância e a juventude.

Conta com a colaboração de professores e alunos de duas escolas em Portugal, duas no Brasil e uma em França (frequentada por luso descendentes) e, no passado dia 5, Dia da Língua Portuguesa, promoveu um encontro via web para apresentação de uma “Peleja pela Língua Portuguesa”, construída de forma colaborativa por todos os alunos das escolas envolvidas, sob a supervisão dos respetivos professores de Língua Portuguesa:

E.B. 2, 3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde (Emília Miranda)

E. B. 2, 3 Castelo da Maia, Maia (Delfina Amado)

Colégio Marquês de Monte Alegre, São Paulo (Vanessa Roselli)

Instituto Francisca Souza Peixoto, Cataguases, Minas Gerais (Andrea Toledo)

Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye – Secção Portuguesa (Isabel da Costa)

 

E assim comemorámos o Dia da Língua Portuguesa

 

Também poderá gostar

Sem comentários