2 March 2021
Resolução nº 1079, Assembleia da República, 20 de junho de 2014. Assinada por todas as bancadas parlamentares (PS, PSD, CDS-PP, PCP, BE e PEV) e aprovada, há poucos minutos, por unanimidade.

Dia Internacional da Língua Portuguesa

Assim, se honrou e cumpriu finalmente o debate e a deliberação de Junho de 1981. Já tardava há 33 anos…

 

…A Língua Portuguesa é, hoje, uma das mais importantes línguas globais, a quarta mais falada no mundo, a terceira língua europeia global, a língua mais falada no hemisfério sul, uma língua presente em todos os continentes e em crescimento. É, sem dúvida, uma das mais relevantes línguas internacionais contemporâneas e um poderoso instrumento cultural na globalização e na comunicação universal.

De forma premonitória e com grande visão estratégica e de futuro, a Assembleia da República, a seguir a um 10 de Junho, aprovou, em 1981, por unanimidade e aclamação uma Resolução no sentido de ser instituído o Dia internacional da Língua Portuguesa.

(…)

Porém, apesar desta unanimidade e do entusiasmo manifestado, a Resolução nunca teve concretização até hoje, fazendo o assunto, ainda, parte das pendências parlamentares por executar e cumprir.

Na altura, não havia ainda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), instituída apenas em 1996. E a CPLP definiu já o dia 5 de Maio como o “seu” dia, definido como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, o que foi decidido em 2005 e se encontra oficializado desde 2009. É, assim, adequado que o Dia internacional da Língua Portuguesa venha a ser fixado também nesta mesma data…

 


  • Para visualizar melhor ou para descarregar o documento, clique aqui

 

Artigo relacionado:

 

Também poderá gostar

Sem comentários