CPLP organiza corrida contra a fome para combater “um dos maiores desafios” atuais

Lisboa, 28 fev 2025 (Lusa) – A CPLP vai organizar a 6.ª edição da corrida da CPLP contra a fome para ajudar a “enfrentar um dos maiores desafios” atuais, anunciou o secretário-executivo, defendendo que servirá também para prover a língua e a cultura.

A “Corrida da CPLP – Juntos Contra a Fome”, que este ano se realiza no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em 31 de maio, tem como objetivo “mobilizar as sociedades para que, juntas, possam enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo: a fome”, disse Zacarias da Costa, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

De acordo com o secretário-executivo, “este evento tem também o condão de contribuir, de forma responsável, para a promoção da língua e cultura dos povos da CPLP”, fazendo a ligação ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, que se celebra em 05 de maio.

“Esta será uma oportunidade única para nos unirmos novamente, reforçando os laços de solidariedade entre os países que partilham a língua portuguesa e para promovermos a necessária mobilização sobre questões sociais que são urgentes e que afetam muitas comunidades em todo o mundo”, referiu.

Desde 2014 que esta corrida tem percorrido vários Estados-membros, com edições realizadas em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e pretende a reflexão “sobre questões que são fundamentais” para o futuro da comunidade, como “a luta contra a fome, a insegurança alimentar e nutricional”, indicou.

Segundo explicou, durante o seu discurso, a corrida tem origem na campanha Juntos Contra a Fome, que é uma parceria entre a CPLP e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Para Zacarias da Costa, a fome continua a apresentar números preocupantes em todo o mundo, colocando assim em risco o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de erradicação deste problema.

Assim, disse, a edição deste ano retoma os esforços das edições anteriores para se “continuar a agir, não só para erradicar a fome, mas também para promover hábitos de vida saudável”.

O secretário-executivo salientou ainda que a corrida será antecedida por uma conferência sobre diplomacia do desporto na CPLP, que “explorará como o desporto pode servir como uma ferramenta diplomática poderosa para promover a língua e trazer ao debate questões que possuem um impacto social relevante” para a comunidade.

A campanha Juntos Contra a Fome continua a apoiar comunidades vulneráveis em Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, enumerou.

“A corrida da CPLP não é apenas um evento desportivo. É um movimento. É um símbolo do nosso compromisso com o bem-estar das comunidades que mais precisam”, concluiu.

A CPLP é constituída por Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

NYC // VM – Lusa/Fim


Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) convida todos os órgãos de comunicação social para a conferência de imprensa de apresentação da Corrida da CPLP “Juntos Contra a Fome” de 2025. O evento tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o combate à fome e à má nutrição nos países da CPLP, reforçando a solidariedade e o compromisso com a erradicação da subnutrição alimentar na comunidade.

A conferência de imprensa terá lugar no dia 28 de fevereiro, às 11h, no auditório da sede da CPLP, em Lisboa, e contará com a presença de representantes da CPLP, parceiros institucionais, atletas e personalidades do mundo desportivo e social.

Para a edição de 2025, o Secretariado Executivo da CPLP pretende associar a iniciativa à comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, reconhecido pelas Nações Unidas e celebrado anualmente em maio.

Durante a conferência, serão apresentados os detalhes do evento, com a realização de uma conferência internacional a 30 de maio, no Auditório da Casa das Seleções, de uma corrida de 10 km, de uma caminhada de 5 km da corrida e outras formas de participação na promoção da causa, a 31 de maio, no Parque Urbano do Jamor.

“A fome ainda é uma realidade para milhões de pessoas nos países da CPLP e este evento representa uma forma de unir esforços e mobilizar a sociedade para essa causa urgente”, afirmou Zacarias da Costa, Secretário Executivo da CPLP. “Com essa iniciativa, queremos sensibilizar e incentivar a participação ativa de todos na luta contra este flagelo”.

Sobre a Corrida da CPLP “Juntos contra a Fome”

A “Corrida da CPLP – Juntos Contra a Fome” insere-se num projeto mais vasto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conhecido como “Campanha Juntos Contra a Fome!”, nascido em 2014 e que resulta de uma iniciativa conjunta da CPLP e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o propósito de mobilizar a sociedade para os problemas relacionados com o combate à fome e a subnutrição alimentar.

No quadro da campanha, o Secretariado Executivo da CPLP tem promovido uma série de iniciativas de diferentes âmbitos, institucional, cultural, de lazer e desporto, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar os diferentes setores da sociedade e de captar recursos financeiros para este projeto.

A “Corrida da CPLP – Juntos Contra a Fome” já teve quatro edições em Portugal, realizadas em Cascais (2014, 2016, 2017) e Lisboa (2015). Essas edições contaram com mais de 6.000 participantes e arrecadaram aproximadamente €40.000 para projetos de segurança alimentar e nutricional em vários Estados-Membros da CPLP, como Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização intergovernamental formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A sua missão inclui a promoção da cooperação entre os Estados-membros em diversas áreas, incluindo a segurança alimentar e nutricional.

A CPLP tem como fundamento a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum dos Nove – que constituem um espaço geograficamente descontínuo, mas identificado pelo idioma comum. Esse fator de unidade tem fundamentado, no plano mundial, uma atuação conjunta cada vez mais significativa e influente.

As ações desenvolvidas pela CPLP têm objetivos precisos e traduzem-se em diretivas concretas, voltadas para sectores prioritários, como a Saúde e a Educação, a Segurança Alimentar e o Ambiente, entre outros domínios. Para tal, procura-se mobilizar, interna e externamente, esforços e recursos, criando mecanismos e dinamizando os já existentes.

Acompanhe

https://www.facebook.com/corridadacplp

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top