Calafate fará uma análise de A Chave dos Profetas, obra que Vieira considerava “o palácio dos meus escritos”, com a qual pretendia mostrar o cristianismo nas esferas da vida humana, corpo e espírito, homem e sociedade, reino e império, sem perder o horizonte da eternidade, num quadro de respeito pelo valor da justiça, da paz universal e da tolerância entre os homens e as nações, de onde emergem profícuos ensinamentos sobre o moderno conceito de comunidade internacional.

Pedro Calafate é licenciado em história, mestre e doutor em filosofia pela Universidade de Lisboa, na qual é professor titular de filosofia e diretor do Centro de Filosofia. Foi ainda professor honorário da Universidade de Madrid, na Espanha, e professor convidado da Universidade de Viena, na Áustria, das Universidades do Porto e do Minho, em Portugal, e da Universidade de São Paulo, da Estadual do Rio de Janeiro e da Federal de São João Del-Rei, no Brasil.

Sua pesquisa concentra-se em filosofia social e política e história das ideias políticas em Portugal e Brasil, tendo coordenado a elaboração da História do Pensamento Filosófico Português e do Corpus Lusitanorum de Pace: a Contribuição das Universidades Portuguesas para a Escola Peninsular da Paz nos Séculos XVI e XVII. Entre seus livros, destaca-se Da Origem Popular do Poder ao Direito de Resistência: Doutrinas Políticas no Século XVII em Portugal.

Atualmente, o professor Calafate também coordena os trabalhos de pesquisa e de edição das Obras Completas do Padre Antonio Vieira, previstas para 30 volumes, sob a égide da Universidade de Lisboa, comandando uma equipe de 28 professores e pesquisadores de diversas universidades portuguesas e brasileiras, tendo já sido publicados nove volumes da coleção.

Os Seminários Arte e Pensamento, com reflexões sobre literatura, artes e transformações da cultura, são coordenados pelos acadêmicos Luís Antonio Cajazeira Ramos e Paulo Costa Lima, sendo realizados com periodicidade mensal no auditório da ALB, na Avenida Joana Angélica, 198, no bairro de Nazaré, em Salvador, com entrada franca.

O programa faz parte das atividades do Ponto de Cultura da ALB, com apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. O IRDEB transmite ao vivo os encontros (www.irdeb.ba.gov.br).

Foto: Pedro Calafate – Filósofo português fala sobre Padre Vieira na ALB

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar