28 February 2021
Foram selecionados os bolseiros do concurso Criar Lusofonia do Centro Nacional de Cultura com o apoio da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, na área de Criação/Investigação literárias.

Concurso “Criar Lusofonia”

O Júri foi constituído por Leonor Xavier, José Carlos Vasconcelos, Miguel Real,   Ana Castro em representação da DGLAB e Guilherme d’Oliveira Martins em representação do CNC.

Por unanimidade do júri foram selecionados os seguintes projetos:

  • TEMPESTADE a desenvolver no Brasil, apresentado por Possidónio Cachapa, português.
  • UM PASSO PARA O SUL  – A POÉTICA MESTIÇAGEM DOS ARQUIPÉLAGOS ATLÂNTICOS a desenvolver em Cabo Verde, por Judite Fernandes, portuguesa.

Ex aequo

  • FEIJÃO N’ÁGUA, PAGÁ, DÊVÊ, UJÁ, BOTÊ E OUTROS CONTOS PARA LER a desenvolver em São Tomé por Alice Goretti Pina, santomense.

O programa Criar Lusofonia foi criado em 1995 e tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pretendendo-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos criadores/investigadores de língua portuguesa a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.

Fotos:

– O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme de Oliveira Martins, Lisboa, 7 de janeiro de 2011. ANTONIO COTRIM/LUSA

– Goretti Pina

Também poderá gostar

Sem comentários