8 March 2021
Produção: 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação. 4 de julho /sábado / CCB – Centro Cultural de Belém - Grande Auditório / 21 horas

Concerto das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

As Comemorações de 8 Séculos da Língua Portuguesa, que se inciaram em 2014, a 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, encerram a 4 de julho, com um concerto no Grande Auditório do CCB-Centro Cultural de Belém.

Ana Laíns, Embaixadora das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, é a grande anfitriã deste evento de celebração, que se avizinha repleto de partilha e universalidade, tendo como ponto de partida a Língua Portuguesa, património imaterial de mais de 240 milhões de pessoas.

Ana Laíns convida músicos, letristas, compositores, cantores e declamadores para viajar, ao ritmo do coração, em língua portuguesa, pelas suas histórias, identidades, poesia e música, através do Fado, Cante alentejano, Morna, Samba, Semba, Marrabenta… sonoridades que espelham a alma de cada um dos países envolvidos, unidas com o intuito basilar de celebrar esta língua de afetos e maresia que, como diria Pessoa, é “o som presente d’esse mar futuro”.

O palco é da língua portuguesa, representada por alguns dos mais emblemáticos nomes da cultura dos países que a têm como língua oficial. Ana Laíns convida:

Aline Frazão (Angola), Ivan Lins, Luiz Avellar e Valéria Carvalho (Brasil), Celina Pereira (Cabo Verde), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Elsa de Noronha (Moçambique), Paulo de Carvalho, Joaquim de Almeida, os grupos Adufeiras da Idanha e A Moda Mãe (Portugal), Marta Dias e Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Júlio Soares (Timor-Leste) e Jorge Arrimar (Macau).

Estarão, também, em palco os músicos Paulo Loureiro (Piano e direção musical), Carlos Lopes (acordeão), João Coelho (percussão), Miguel Veras (Viola), Sandro Costa (Guitarra portuguesa) e, como músicos convidados, Edu Miranda (Bandolim), Miroca Paris (percussão), Rolando Semedo (Baixo) e Vitor Zamora (Piano).

Celebrar 8 séculos de escrita em Língua Portuguesa é celebrar histórias, rostos, cheiros, raízes e modos de vida que se espraiam numa maresia infinda! É celebrar a diversidade nesta imensa língua de afetos! É celebrar a condição de uma comunidade vasta e rica que tem em comum este bem maior – a Língua Portuguesa!

Pode adquirir bilhetes nas bilheteiras do CCB ou através da TicketLine (on-line, ou nos locais habituais como a FNAC).

Participe!

Divulgue!

Traga um amigo também!

Também poderá gostar

Sem comentários