Lisboa, 04 mai (Lusa) – Os encontros e desencontros de cinco noivas à espera de casamento marcam hoje a abertura do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que decorre no cinema São Jorge em Lisboa até ao próximo dia 11.

O 20.º aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) dá o mote a esta 7.ª edição da festa do cinema em português, que este ano irá homenagear a organização lusófona, não apenas através da seleção dos filmes escolhidos para a mostra como ainda com a realização de eventos paralelos ao festival, que irão encher de crianças a sede da comunidade dos nove países da lusofonia em Lisboa.

O Brasil é mais uma vez o país com a maior representação na edição deste ano, mas o FESTin 2016 irá exibir obras dos oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor) e organizará ainda uma sessão de leitura com contos tradicionais que incluem a Guiné Equatorial, também membro da CPLP.

O festival terá em competição onze longas-metragens, seis documentários e vinte curtas-metragens, num total de 74 filmes que serão exibidos nas salas do cinema São Jorge, e arranca com a realizadora brasileira Alvarina Souza e Silva, que conta as peripécias de cinco irmãs casadoiras, numa longa-metragem inspirada num poema de Fernando Pessoa: “Cartas de Amor são Ridículas”.

O festival volta a dar atenção especial às crianças, com a exibição em 07 e 08 de maio de uma longa-metragem e de dez curtas, incluídas na Mostra FESTinha, mas desta vez levará ainda alunos do 1º e do 2º ciclo do ensino básico à sede da CPLP nas manhãs dos dias 10 e 11 de maio para assistirem a várias curtas-metragens e ouvirem a leitura de contos tradicionais.

Outra das apostas da organização desta edição é a do cinema experimental, que ganhou uma secção autónoma.

Para além do cartaz de cinema, o festival inclui ainda a realização de duas mesas-redondas e de uma oficina de dois dias dedicada às temáticas do cinema, turismo, educação e comunicação comunitária.

APL // EL – Lusa/Fim

Saiba mais sobre o FESTIN

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar