Caxito – Um ciclo de palestras subordinado ao tema “a língua como vector de identidade e unidade nacional” será realizado nesta sexta-feira na Escola Superior Pedagógica do Bengo, numa iniciativa da instituição

De acordo com a nota informativa chegada à Angop, a actividade enquadra-se nas comemorações dos 40 anos de independência nacional, que se assinala a 11 de Novembro, e visa promover reflexão, por parte dos docentes e discentes, sobre a importância da Língua Portuguesa como vector de identidade e unidade nacional em Angola.

O ciclo abre com a palestra sobre “o ensino da Língua Portuguesa: desafios para uma Pedagogia diferenciada”, cujo orador será o director-geral da ESP Bengo, João Ima Panzo.

Seguem-se debates em torno do “Bilinguismo nas escolas de Angola: uma questão pendente”, a ser apresentada pelo professor Arlindo Costa, docente da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, ”Articulação das vogais no Português falado em Lwanda” por Scoth Cambolo, docente da Universidade Metodista de Angola.

Durante o ciclo será ainda apresentado o projecto VAPA – Caracterização da Variante do Português Angolano, pelo professor Márcio Undolo, director-geral adjunto para a área científica da ESP Bengo.

A actividade encerrará com a apresentação do professor David Miqueno, docente da ESP Bengo, em torno da “Língua Portuguesa no Processo de Ensino-Aprendizagem interdisciplinar e Análise vocabular de um texto”. Ler o artigo completo (ANGOP)

Mulher passa diante da velha igreja de Porto Quipiri na província de Bengo, Angola 24 de maio de 2004.   EPA/KIM LUDBROOK

Mulher passa diante da velha igreja de Porto Quipiri na província de Bengo, Angola 24 de maio de 2004. EPA/KIM LUDBROOK

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar