Ciclo de cinema moçambicano – 16 de Março de 2023

Vai decorrer, no dia 16 de março, a segunda sessão do ciclo de cinema moçambicano no âmbito da “Moçambi-Cá – Exposição de artistas plásticos de Moçambique”. Os documentários “Karingana – The Dead Tell no tales” (Os mortos não contam histórias) e “Sonhámos um País” poderão ser vistos no auditório da UCCLA, a partir das 16 horas.


A próxima sessão terá lugar no dia 30 de março, com o documentário “Ngwenya, o Crocodilo”, que traça um retrato espiritual e artístico do pintor moçambicano Malangatana.

Karingana – The Dead Tell no tales” (Os mortos não contam histórias)

Direção de Inadelso Cossa

Produção de Lara Sousa

Ano: 2020

Após 30 anos no exílio da morte e do esquecimento, Nkomba Yengo regressa à sua aldeia natal para ouvir as histórias fantásticas do velho Yamba, mas encontra-o surdo e mudo, e numa aldeia em amnésia e traumatizada pela Guerra Civil. Nkomba percebe que não tem mais ninguém para lhe contar histórias a não ser o cinema.


“Sonhámos um País”

Realização: Camilo de Sousa, Isabel Noronha

Género: Documentário, 70 minutos

Ano: 2019

Documentário biográfico de Camilo de Sousa e Isabel Noronha, estreado no Doclisboa, em 2019.

O reencontro de dois camaradas. No início dos anos 70, Camilo de Sousa saiu de Lourenço Marques, Moçambique, andou pela Europa, juntou-se aos guerrilheiros da Frelimo e tornou-se cineasta. Hoje, a viver em Portugal, regressa a Moçambique para reencontrar dois camaradas de armas. Com Aleixo Caindi e Julião Papalo ele rememora tempos antigos, quando a alegria da libertação deu lugar aos tempos negros em que a procura do ‘homem novo’ veio destruir os sonhos e as ilusões de um país.


 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top