China entrega novo campus universitário a Cabo Verde e anuncia curso de chinês

Praia, 23 jul 2021 (Lusa) – O novo campus da Universidade de Cabo Verde, na Praia, construído e financiado em 5.600 milhões de escudos (50,7 milhões de euros) pela China, vai receber um curso de língua chinesa, pelo Instituto Confúcio, foi hoje anunciado.

Segundo o embaixador da China na Praia, Du Xiaocong, este novo campus, que o Governo chinês entregou hoje a Cabo Verde, ao fim de quatro anos de obras, é o “maior projeto” financiado por Pequim em Cabo Verde, com capacidade para mais de 5.000 alunos e professores.

O diplomata anunciou que o campus da universidade estatal cabo-verdiana vai receber também o Instituto Confúcio – que já está instalado em Cabo Verde desde 2015 e que promove a extensão universitária, através da língua e da cultura da China – e “albergar” desta forma um curso de língua chinesa.

“Um grande progresso no ensino da língua chinesa em Cabo Verde”, afirmou Du Xiaocong.

Recordou que Cabo Verde e a China assinalam em 2021 os 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países (25 de abril de 1976) e elogiou a “política de amizade com a China” do atual Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, garantindo que Pequim “não poupou esforços” em projetos para melhorar a vida do arquipélago.

Segundo informação do Governo cabo-verdiano, “trata-se da maior obra da costa ocidental africana”, ocupando uma área de 28.000 metros quadrados na zona do Palmarejo Grande, arredores da capital, com um total de 18 edifícios e 61 salas de aulas, 16 laboratórios informáticos, 34 laboratórios e biblioteca com oito salas de estudo, para receber 4.890 estudantes e 476 docentes.

Uma obra que está “à altura da ambição” cabo-verdiana para o ensino superior no arquipélago, destacou, durante a cerimónia de hoje, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sublinhando que representa ainda o “ponto alto” nas relações entre Cabo Verde e a China, pelo volume do investimento e “qualidade da obra”, mas também pelo impacto que representará para o futuro da educação no país, em todo os níveis de escolaridade e gerações.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro apontou o objetivo de realizar reformas no setor, nomeadamente no ensino superior, ao longo da legislatura que iniciou em maio, e assim promover “um caminho inclusivo, de excelência e de qualidade”. Um caminho que prepare os estudantes ao longo do percurso, até chegar ao ensino superior, num sistema que da “base ao topo oriente os jovens para o conhecimento”.

“Temos o desafio de reestruturar o ensino superior”, reconheceu, a propósito do novo campus da universidade pública cabo-verdiana, assumindo a necessidade de definir modelos de proximidade para o ensino universitário em outras ilhas do arquipélago.

O novo campus da universidade pública cabo-verdiana, cuja primeira pedra da obra foi lançada oficialmente em 20 de junho de 2017 e que o Governo chinês entregou hoje oficialmente a Cabo Verde, conta ainda com uma residência de estudantes com 142 quartos e cinco auditórios com capacidade para 150 lugares.

Integra igualmente um salão multiuso com 654 lugares, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, centro de serviços, incluindo refeitórios, e campos desportivos.

Na informação sobre a receção da obra, o Governo cabo-verdiano sublinha que o novo campus “reforça o ensino superior como um dos setores de destaque na cooperação bilateral entre os dois países”.

“Que se manifesta também através da formação superior de quadros cabo-verdianos na China, atribuição de vagas e bolsas de estudos para aquele país, entre outros, construções e reabilitações de Infraestruturas educativas”, lê-se na mesma informação governamental.

“A República Popular da China tem sido um importante e exemplar parceiro de desenvolvimento de Cabo Verde, tendo em conta o número, o impacto e a qualidade das ações de cooperação desenvolvidas ao longo dos anos”, refere ainda o Governo cabo-verdiano.

A obra vai ainda transformar a área envolvente, numa zona de expansão onde se situa ainda a Universidade Jean Piaget, a Escola de Hotelaria e Turismo, o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Energética (Cermi), estando previstas outras infraestruturas.

Com 14 anos de existência, a Universidade de Cabo Verde tem três polos de ensino, nomeadamente na Praia e em Assomada, todos na ilha de Santiago, e um na ilha de São Vicente, com mais de 4.000 estudantes, em cursos profissionalizantes, licenciaturas, especializações, mestrados e doutoramentos.

PVJ //RBF – Lusa/Fim

O novo campus da Universidade de Cabo Verde, na Praia, construído e financiado em 5.600 milhões de escudos (50,7 milhões de euros) pela China, vai receber um curso de língua chinesa, pelo Instituto Confúcio, foi hoje anunciado, Praia, 20 de julho de 2021. Segundo o embaixador da China na Praia, Du Xiaocong, este novo campus, que o Governo chinês entregou hoje a Cabo Verde, ao fim de quatro anos de obras, é o “maior projeto” financiado por Pequim em Cabo Verde, com capacidade para mais de 5.000 alunos e professores. FERNANDO DE PINA/LUSA
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top