Decorre nos dias 13 e 14 de outubro de 2016 na Universidade de Santiago do Chile (USACH), o I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: Experiências culturais e linguístico-literárias contemporâneas, o qual terá lugar na Universidade de Santiago do Chile (USACH). O escritor português José Luís Peixoto será orador numa conferência no 1º dia de trabalhos. Ondjaki, de Angola, intervirá no dia 14.
Da organização deste I Congresso Internacional de Língua Portuguesa fazem parte instituições como o Departamento de Linguística e Literatura da Faculdade de Humanidades da Universidade de Santiago do Chile, nomeadamente através da Área de Português, o leitorado do Camões, I.P. no Chile, o leitorado do Brasil e a Embaixada do Brasil, assim como a Universidade Católica. Conta ainda com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), através do seu programa de apoio à realização de congressos sobre língua e cultura portuguesas.
Trata-se do maior Congresso de Língua Portuguesa jamais realizado no Chile com cerca de 150 comunicadores de diversos países como Portugal, Brasil, Macau, Japão, Angola e Chile.