Lauro Barbosa da Silva Moreira é Bacharel em Direito pela PUC/Rio. Diplomata de Carreira. Serviu em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e em Lisboa, como primeiro Embaixador do Brasil junto à CPLP. Ocupou postos de Chefia no Itamaraty, nos Ministérios da Indústria e Comércio, Fazenda, Ciência e Tecnologia. Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil. Eleito Personalidade Lusófona de 2009, pelo Movimento Internacional Lusófono. Agraciado pela CPLP com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, 2016. Autor de Quincasblog: Meus Encontros, livro de crônicas memorialísticas. É Presidente do Observatório da Língua Portuguesa, com sede em Lisboa.
Rogério Faria Tavares é graduado em Direito pela UFMG, onde também concluiu o mestrado em Direito Internacional. Na Universidade Autônoma de Madrid, obteve o Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais. É Doutor em Literatura pela PUC Minas. Foi Supervisor de Relações Públicas da Fiat Chrysler para a América Latina e presidente do BDMG Cultural. Atualmente, preside à Academia Mineira de Letras, onde ocupa a cadeira número oito. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Entre seus livros está “Entre el derecho y el poder: el Consejo de Seguridad y la Corte Penal Internacional en la situación del Sudán”.
Fundada em 1996, a CPLP é integrada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.
Seus objetivos principais são o fortalecimento dos vínculos entre os países que têm o Português como Língua oficial, seja por meio do incremento de suas relações políticas, seja por meio da ampliação de programas de cooperação nos campos da educação, da cultura, da saúde, da ciência e da tecnologia.
O livro reflete a trajetória da CPLP e as contribuições que foi capaz de dar até aqui. A publicação contém ainda um texto em homenagem a José Aparecido de Oliveira, o grande idealizador da CPLP – escrito pelo acadêmico Angelo Oswaldo de Araújo Santos – e outro em homenagem a Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, antigo assessor judiciário da ONU para Timor Leste – escrito por José Anchieta da Silva, presidente da Associação Comercial de Minas.
O volume está dividido em duas partes. Na primeira parte estão textos sobre os antecedentes históricos da CPLP (por Caio Boschi), a cooperação no âmbito da CPLP (por Manuel Clarote Lapão), a evolução da CPLP e a posição do Brasil (pelo Embaixador Gonçalo de Barros Carvalho e Melo Mourão), o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (pelo Professor Gilvan Muller de Oliveira) e a cooperação no âmbito da Educação e da Cultura (por Mário Máximo).
Já a segunda parte é assinada por autores originários dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como o Embaixador Francisco Ribeiro Telles, anterior Secretário Executivo da CPLP, Maria Ângela Carrascalão, de Timor Leste; Maria do Carmo Trovoada Silveira, de São Tomé e Príncipe; Vera Duarte Pina, de Cabo Verde; e Murade Murargy, de Moçambique. Todos refletem sobre a relação entre os seus países e a CPLP.