FMM 2011Contos por Ângelo Torres e José Galissa
Bissau, 30 set (Lusa) – O Centro Cultural Português assinala hoje o Dia Mundial da Música, com um recital e um documentário sobre a kora (ou corá), um dos instrumentos musicais mais marcantes da cultura da África Ocidental, anunciou a instituição.
O instrumento de cordas “é um motivo de orgulho de nações ancestrais, mas é no [antigo] Reino de Kaabú que muitas das lendas sobre a sua origem se cruzam”, num território que atualmente pertence à Guiné-Bissau, refere Jorge Carvalho, realizador do documentário “Kora”.
O filme de 70 minutos foi rodado na Guiné-Bissau e estreado em Lisboa em maio de 2014.
O documentário será exibido ao fim da tarde no Centro Cultural Português, em Bissau, seguido de um recital com Demba Galissa.
O instrumentista guineense, radicado em Portugal, apresentou-se em janeiro no Centro Cultural de Belém e em abril dirigiu um curso de kora no Centro Cultural Português, em Bissau.
A kora tem um braço ao longo do qual se alinham mais de 20 cordas e que assenta numa caixa-de-ressonância feita de meia cabaça, revestida de couro.
A iniciativa é a única atividade a assinalar o Dia Mundial da Música na capital guineense, onde os eventos culturais organizados são raros e os recintos capazes de os receber, escassos.