1 March 2021
FMM 2011 Contos por Ângelo Torres e José Galissa

CCP em Bissau assinala Dia da Música com filme e recital de kora

FMM 2011 Contos por Ângelo Torres e José Galissa

FMM 2011
Contos por Ângelo Torres e José Galissa

Bissau, 30 set (Lusa) – O Centro Cultural Português assinala hoje o Dia Mundial da Música, com um recital e um documentário sobre a kora (ou corá), um dos instrumentos musicais mais marcantes da cultura da África Ocidental, anunciou a instituição.

O instrumento de cordas “é um motivo de orgulho de nações ancestrais, mas é no [antigo] Reino de Kaabú que muitas das lendas sobre a sua origem se cruzam”, num território que atualmente pertence à Guiné-Bissau, refere Jorge Carvalho, realizador do documentário “Kora”.

O filme de 70 minutos foi rodado na Guiné-Bissau e estreado em Lisboa em maio de 2014.

O documentário será exibido ao fim da tarde no Centro Cultural Português, em Bissau, seguido de um recital com Demba Galissa.

O instrumentista guineense, radicado em Portugal, apresentou-se em janeiro no Centro Cultural de Belém e em abril dirigiu um curso de kora no Centro Cultural Português, em Bissau.

A kora tem um braço ao longo do qual se alinham mais de 20 cordas e que assenta numa caixa-de-ressonância feita de meia cabaça, revestida de couro.

A iniciativa é a única atividade a assinalar o Dia Mundial da Música na capital guineense, onde os eventos culturais organizados são raros e os recintos capazes de os receber, escassos.

LFO // EL – Lusa/fim

Também poderá gostar

Sem comentários