6 March 2021
Foto de ESTELA SILVA / LUSA

Brasil, com mais de 670 mil portugueses, é hoje um dos palcos das celebrações do dia de Portugal

São Paulo, Brasil, 10 jun (Lusa) – O Brasil, que acolhe hoje parte das celebrações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portugueses, é um dos países com o maior número de emigrantes nacionais, com mais de 670 mil inscritos nos consulados.

Hoje, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, participam nas celebrações oficiais do 10 de junho, uma iniciativa que visa aproximar a comunidade emigrante ao seu país de origem.

O número atual de inscrições consulares de nacionais portugueses no Brasil é de 674.309, mais de metade das quais (345 mil) no Rio de Janeiro, seguindo-se São Paulo com 212 mil inscritos.

“A comunidade portuguesa apresenta uma atividade bastante produtiva e diversificada, fazendo-se sentir em quase todos os ramos económicos, com uma maior predominância para os setores do comércio e indústria”, uma situação que é “mais predominante entre a comunidade radicada no Rio de Janeiro”, refere a Presidência.

“Apesar do seu envelhecimento estão a fixar-se no país jovens qualificados, quadros de empresas, advogados, engenheiros, arquitetos, médicos, entre outros profissionais, especialmente na área consular de São Paulo”, acrescenta a mesma fonte.

Em 2016, o total de remessas foi de 21,2 milhões de euros, o que representa uma subida de 6% face a 2015.

CYR // PJA – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES