Bolsas “Criar Lusofonia”

“O projeto a ser apresentado deve estar ligado à área literária, seja um livro ou uma investigação”, afirmou uma fonte do Centro Nacional de Cultura, que gere a iniciativa, patrocinada pela secretaria de Estado da Cultura e pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas.

Anualmente são atribuídas duas bolsas, de acordo com a mesma fonte, uma delas a um candidato português e outra a um escritor/investigador de países lusófonos.

As duas bolsas de criação/investigação literária, que devem produzir obras com o objetivo de divulgação no espaço lusófono, permitirão uma estada de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos.

De acordo com o CNC, “podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra divulgada publicamente nos seus países e, preferencialmente, também fora deles”.

Os candidatos serão avaliados com base no seu currículo, no conjunto da obra produzida até à data da candidatura e também os motivos apresentados para serem um dos contemplados com a bolsa.

Será atribuída a cada bolseiro a quantia de 3.500 euros, que será depositada em duas tranches, tendo o bolseiro de enviar ao CNC um relatório mensal de progresso dos trabalhos.

A viagem de ida e volta, se for o caso, será assegurada pelo CNC e outras despesas com viagens (internacionais ou nacionais) terão um auxílio de mil euros.

A seleção do júri para as bolsas iniciativa “Criar Lusofonia”, que são atribuídas desde 1995, deverá ocorrer até fevereiro de 2015 e os projetos serão desenvolvidos pelos candidatos em quatro meses, entre março e setembro de 2015.

Os relatórios finais de estada deverão ser entregues até outubro de 2015 e a obra final até um ano depois do último relatório enviado ao Centro Nacional de Cultura.

Para mais informações, os interessados devem consultar o sítio do Centro Nacional de Cultura (www.cnc.pt).

CSR // APN – Lusa/fim


Fotos:

– O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme de Oliveira Martins, 7 de janeiro de 2011. ANTONIO COTRIM/LUSA.

– Pessoas na esplanada do Cibercafé do Centro Nacional de Cultura, em Lisboa a 1 de abril de 1997. Manuel de Almeida / Lusa

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top