A Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) convoca uma bolsa em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) para realizar uma estadia de investigação, no âmbito da Língua Portuguesa ou das Literatura e Culturas lusófonas, durante o ano 2017. A bolsa tem o objetivo de incentivar os estudos lusófonos e são destinadas a jovens investigadores/as de Universidades da Ásia Oriental que desejem fazer uma estadia de investigação na Universidade de Coimbra. O prazo de inscrição termina no dia 31 de dezembro de 2016.
Programa de bolsas Universidade de Coimbra ― Associação Internacional de Lusitanistas para jovens investigadores/as da Ásia Oriental
Este programa oferece uma bolsa no valor total de 5.000€ a pesquisadores/as procedentes de Universidades sediadas na Ásia Oriental (China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Macau, Mongólia e Taiwan) que queiram realizar uma instância de investigação na Universidade de Coimbra (UC). Os/as candidatos/as precisam estar vinculados a uma instituição de ensino superior sediada na Ásia Oriental e ter menos de 40 anos. A estadia de investigação deve ser feita sob a orientação de uma pessoa sócia da AIL.
Documentação necessária:
- Proposta de trabalho (máximo três páginas). Nesta proposta devem constar as razões pelas quais a pessoa se candidata e a justificativa da necessidade da realização da investigação face às condições oferecidas. Deve, ainda, descrever as atividades, seus objetivos e metas, indicando a metodologia aplicada e explicitando a sua relevância científica. De maneira opcional, poderão ser indicados os eventuais espaços de publicação dos resultados.
- Documentos exigidos na ficha de inscrição.
- Prova (diploma ou declaração assinada por uma pessoa ou instituição com habilitação específica) de ter, pelo menos, um nível de competência em língua portuguesa suficiente para desenvolver a pesquisa proposta (o B.I. ou o passaporte de um país de língua oficial portuguesa será considerado como prova da competência linguística em língua portuguesa da pessoa candidata).
- Carta de um/a orientador/a (doutor/a), associado/a à AIL, em que se comprometa a orientar a pesquisa.
- Um breve curriculum do/a orientador/a (máximo duas páginas), focado no assunto da investigação objeto da orientação.
- Uma declaração de compromisso de aceitação e cumprimento das condições da convocatória.
As candidaturas devem ser enviadas através do formulário disponível na página http://www.lusitanistasail.info até às 24.00h (horário de Portugal continental) do dia 31 de dezembro de 2016.
China | Coreia do Norte | Coreia do Sul | Hong Kong | Japão | Macau | Mongólia | Taiwan
Editais completos, formulários de inscrição e mais informações na página http://www.lusitanistasail.info.