A autarquia de Bragança pode ter de assumir sozinha os encargos da construção da Museu da Língua Portuguesa. O equipamento cultural vai custar mais de 16 milhões de euros. Parte do financiamento comunitário foi perdida pelos atrasos na execução do projeto.
No Dia Mundial da Língua Portuguesa é importante falar do primeiro Museu da Língua Portuguesa do país, que está a nascer em Bragança. A obra, de 16 milhões de euros, foi iniciada em 2021, mas tem sofrido vários atrasos e só deve ficar concluída no final do próximo ano. O maior equipamento cultural do género vai ser um espaço interativo e tecnológico para experienciar a língua.
Os antigos silos da EPAC, em Bragança, já começaram a ser transformados no Museu da Língua Portuguesa.
A obra do primeiro equipamento do género em Portugal começou em 2021, mas vários constrangimentos relacionados com os empreiteiros têm vindo a atrasar a construção e a aumentar o custo.
O Museu da Língua Portuguesa começou por ser orçado em pouco mais de 9 milhões de euros, mas o custo atual é de 16 milhões. Vai ser um espaço interativo, permitindo várias experiências tecnológicas.
O funcionamento da língua nas várias geografias onde se fala português é outro aspeto que estará presente no novo espaço.
Além disso, pretende-se também desconstruir preconceitos acerca da forma como se fala a língua portuguesa:
Depois do de S. Paulo, no Brasil, este vai ser o segundo Museu da Língua Portuguesa no mundo, cuja conclusão está prevista para o final do próximo ano.
VEJA:
Museu da Língua Portuguesa de Bragança deverá seguir para obra em novembro
Imagem de destaque: Museu da Língua Portuguesa