Lisboa, 22 nov 2023 (Lusa) – O ano de 2024 será dedicado à língua portuguesa nas capitais ibero-americanas, decidiram os autarcas de 18 cidades durante um fórum no Brasil, segundo um comunicado divulgado hoje pela Câmara Municipal de Lisboa.
A XX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) aconteceu na terça-feira em São Paulo, no Brasil, e contou com a presença de 18 cidades de 15 países, de acordo com a nota.
“O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que participou na reunião, defendeu a proposta para declarar o ano de 2024, o ano da língua portuguesa no espaço das capitais ibero-americanas”, referiu o comunicado.
De acordo com o documento, a proposta foi aprovada por unanimidade, consagrando assim o ano de 2024 à promoção da língua portuguesa no espaço que as cidades da UCCI representam.
Esta iniciativa, que visa potenciar a língua portuguesa a nível global em parceria com o castelhano, foi igualmente defendida na reunião pelos representantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, segundo o comunicado.
Carlos Moedas foi eleito, em representação de Lisboa, vice-presidente da organização para o próximo biénio 2024/2025, em conjunto com o autarca de Madrid, José Luís Almeida, e o autarca de São Paulo, Ricardo Nunes, eleitos copresidentes.
De acordo com a nota, “durante o próximo biénio, [a UCCI] será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais da América Latina e Península Ibérica debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns das suas gestões no contexto global”.
Fundada em 1982, a UCCI é composta por 29 cidades dos países ibéricos, da América Latina e do Caribe.
CSR// APN – Lusa/Fim