Aniversário de Fernando Pessoa assinalado no IPOR em Macau

Em nota enviada à imprensa, o IPOR salienta que a comemoração da data de nascimento de Fernando Pessoa, a 13 de junho de 1888, se insere no âmbito dos seminários organizados por aquele instituto de difusão da língua e da cultura portuguesas em Macau e decorrerá numa “sessão multidisciplinar, na qual se procura homenagear o poeta e a sua obra”.

A homenagem vai decorrer no Café Oriente, nas instalações do IPOR no Consulado-Geral de Portugal em Macau, que apoia a iniciativa, e prevê uma palestra subordinada ao tema “O Universalismo em Fernando Pessoa”, pela professora Alexandra Domingues, da Escola Portuguesa, e uma exposição da artista local Cristina Mil, que apresenta dois olhares sobre Fernando Pessoa.

Fernando Sales Lopes, jornalista e investigador, vai declamar textos de Pessoa, acompanhado de alunos de língua portuguesa a frequentarem cursos no IPOR, e João Barroso, residente em Pequim, apresenta a exposição de 20 cartazes intitulada “Fernando Pessoa, um poeta, uma vida e tantos rostos”, que percorre a biografia, a obra e o tempo de Fernando Pessoa.

Durante a homenagem a Fernando Pessoa estarão disponíveis para consulta diversos livros, em português e chinês, do autor e dos seus heterónimos.

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, freguesia dos Mártires, em 13 de junho de 1888.

Na nota biográfica que ele próprio redigiu em 1935, Pessoa apresenta-se como “tradutor”, mais exatamente como “correspondente estrangeiro em casas comerciais”, uma vez que – disse – “o ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação”, lê-se ainda na nota do IPOR.

JCS // SO – Lusa/fim

 

 

Artigo relacionado:


Foto: Foto de arquivo de Fernando Pessoa numa exposição na Biblioteca Nacional, Lisboa, 3 de dezembro de 985 MANUEL MOURA / LUSA

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top