Luanda, 03 set 2019 (Lusa) – Angola vai apresentar hoje, em Luanda, as concessões relativas a nove blocos na bacia do Namibe e um na bacia de Benguela que deverão começar a receber propostas de exploração em outubro.

Quase dez anos depois do último leilão, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) volta a apresentar as condições para a aquisição de licenças para os blocos das bacias marítimas de Benguela (Bloco 10) e do Namibe (Blocos 11, 12, 13, 27, 28, 29, 41, 42 e 43).

Depois do primeiro ato de apresentação, o ‘roadshow’ segue para Houston (EUA), em 10 de setembro, Londres, em 17 de setembro, e Dubai, em 23 de setembro.

Segundo uma fonte da ANPG ouvida pela Lusa, o lançamento oficial do concurso vai ser feito em 02 de outubro e as propostas podem ser submetidas a partir de dia 03 de outubro e até ao dia 12 de novembro.

O ato público de abertura de propostas acontecerá no dia 13 de novembro.

O fim da avaliação e qualificação de empresas está marcado para 28 de dezembro e no dia 17 de janeiro serão anunciadas as empresas vencedoras.

Sucede-se uma fase de negociação, que durará até 27 de março, prevendo-se a assinatura dos contratos até 30 de abril.

Entre a fase de descoberta do recurso e a fase de produção decorrem geralmente cerca de cinco anos.

Um outro responsável da agência, o Governo angolano “já recebeu contactos e manifestação de interesses” de 30 a 40 empresas europeias, americanas, asiáticas e árabes.

JYO (RCR) // VM – Lusa/Fim
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar