6 March 2021
Foto: JOSÉ-COELHO/LUSA

Alfabetização de adultos em Moçambique passa a ser em línguas locais

Maputo, 09 set (Lusa) – A alfabetização de adultos em Moçambique passa a ser em línguas locais a partir do próximo ano, anunciou o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, citado hoje pelo diário Notícias.

Falando durante as cerimónias de celebração do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado na quinta-feira, na província de Maputo, o vice-ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, disse que o processo vai servir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

“Depois de dominar a leitura e a escrita numa língua nacional, as pessoas não terão problemas na língua portuguesa”, disse o vice-ministro da Educação e Desenvolvimento.

Quando o país assinala 40 anos após a introdução do projeto de alfabetização, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, apresentados na quinta-feira, 12 milhões de pessoas ainda são analfabetas, o que corresponde a 48 por cento da população.

“estes 40 anos significam um momento de reflexão e de novas aprendizagens”, afirmou o ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humanos, Jorge Ferrão, que falava também durante uma cerimónia de celebração do Dia Internacional da Alfabetização em Manhiça, na província de Maputo.

Dados da Unesco indicam que ainda existem 758 milhões de adultos analfabetos em todo mundo.

EYAC// APN – Lusa/Fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES