Maputo, 06 set (Lusa) – O percurso do escritor moçambicano Juvenal Bucuane é o tema de “Arresto de vozes – ou cúmulo discursivo literário”, a lançar hoje no Centro Cultural Português, em Maputo, e em que o autor junta à sua escrita a de outros autores.
Ao longo de 253 páginas há textos de diferentes origens, divulgados na imprensa e outros lidos em lançamentos, acerca das obras de Bucuane publicadas entre 1984 e 2016.
Parte do livro é escrito pelo próprio autor, que descreve o título como um trabalho que o apresenta, tanto ao nível da narrativa, como da poesia.
Juvenal Bucuane nasceu em Xai-Xai, capital provincial de Gaza, em 1951, e frequentou o Curso de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É licenciado em Linguística pela Faculdade de Letras (atual Faculdade de Letras e Ciências Sociais) da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.
Foi um dos fundadores da revista literária moçambicana Charrua em 1984 e secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos.
O romance Xefina é uma das suas obras mais célebres.
O lançamento de “Arresto de vozes – ou cúmulo discursivo literário” está marcado para as 17:30 no Centro Cultural Português, em Maputo.