Sede da CPLP, dia 5 de maio de 2016, 14h00
Dia da LP

Dia da LP programa

A programação do Dia da Língua e Da Cultura não podia deixar de ter em agenda dois momentos culturais, com a atuação do grupo Galissa e acompanhantes (cora, balafon e percussão), e Fado dos Bairros Populares de Lisboa, pelos fadistas Ana Marta (do bairro Alfama) e Jaime Dias (do bairro da Mouraria).

No decorrer das comemorações, vai, também, ser inaugurada uma exposição denominada “Na Tua Face/Nabulus”, uma visão sobre a figura da mulher cabo-verdiana pelo olhar do poeta e fotógrafo cabo-verdiano “XAN”, nome artístico de Alexandre da Conceição. Nascido em 1950, na ilha de Santiago, Cabo Verde, o poeta, fotógrafo e correspondente em Lisboa do jornal cabo-verdiano “A Semana”, XAN, foi professor de Educação Física, em Portugal.

As comemorações do “Dia 5 de Maio” contemplam, ainda, a entrega do “Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, pelo Secretário Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho. Com concurso abeto até ao final do passado mês de março de 2016, esta iniciativa pretende promover e divulgar a literatura em português e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa por novos escritores.

A sessão de encerramento da cerimónia comemorativa do dia 5 de maio, “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP” será realizada pelo Representante Permanente de Timor-Leste junto da CPLP e Coordenador pro-tempore do Comité de Concertação Permanente da CPLP, embaixador Antonito Araújo.

O dia 5 de maio foi fixado pelo XVI Conselho de Ministros da CPLP, realizado em junho de 2009, em Cabo Verde, como a data em que anualmente se comemora a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”. Saber mais (CPLP)

Partilhar