No âmbito da sua missão em promover os valores da Ciência na sociedade, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) desenvolve um programa interno bastante diversificado com escolas, desde o ensino primário ao secundário, e com universidades. Através deste programa, os cientistas do IGC e as escolas interagem efetivamente, respondendo aos desafios inerentes ao constante progresso da ciência, num processo de partilha de descobertas e métodos científicos, mas acima de tudo, de partilha de experiências. Com este programa, O IGC procura contribuir para uma sociedade mais crítica e informada e estimular, quem sabe, o aparecimento de futuros cientistas.

Neste sentido, para além de outras iniciativas destinadas a promover a Ciência na Escola e a Formação de Professores, o IGC tem desenvolvido vários recursos educativos como atividades mãos-na-massa, vídeos e animações, para a aprendizagem das Ciências da Vida. Este website, cujo nome – Ciência em Três – à partida pouco nos diz, surge como a plataforma que reúne todos esses materiais. O que resultou de vários anos de interações, participações e projetos com escolas, seus professores e alunos não poderia não ser partilhado com quem, tal como nós, encontra na Ciência a base fundamental para Questionar, ExplorarDescobrir o mundo que nos rodeia. São estes os três (tempos) de ciência fundamentais que dão a esta plataforma o seu nome e também as suas características únicas.

QUESTIONAR, EXPLORAR, DESCOBRIR:
TRÊS TEMPOS DE CIÊNCIA QUE VÃO MUDAR AS SUAS AULAS.

Esta é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário (básico e secundário), educadores (ensino pré-escolar) e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.

Aqui aprende-se ciência em três tempos que consideramos fundamentais para melhor entender o mundo que nos rodeia: questionar, explorar edescobrir. É sob estas três etapas que a base desta plataforma, e que também lhe atribui o seu nome, está assente.

Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num verdadeiro laboratório de criatividade e entusiasmo!

ATIVIDADES CIENTÍFICAS: Guiões de experiências e atividades desenvolvidos com a ajuda de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência e adaptados para o ambiente de sala de aula.

VÍDEOS & ANIMAÇÕES: Produzidos para serem usados como ferramenta auxiliar às atividades científicas aqui propostas ou de forma independente.

ARTIGOS DE REVISÃO: Textos de revisão escritos por cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência que nos atualizam na biologia de hoje.Ciência em Três

Partilhar