Boston, 26 mar (Lusa) – O escritor angolano José Eduardo Agualusa é o segundo convidado da série “Vozes Lusófonas” da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, onde o escritor vai angolano vai ler e debater a sua obra no próximo dia 12 de abril.

A iniciativa acontece pela segunda vez, depois de ter recebido Gonçalo M. Tavares no ano passado.

“Estava à procura de alguém de África ou do Brazil, porque no ano passado tivemos Gonçalo M. Tavares. Quando soubemos que a Archipelago Books estava a planear a publicação do seu livro este ano, fizemos o convite e, para nosso contentamento, ele aceitou”, explicou à Lusa a vice-diretora do Centro para Estudos Europeus, Elizabeth Amrien.

No evento, com o título “Vozes Lusófonas: conversas e leituras com José Eduardo Agualusa”, o escritor vai ler excertos da sua obra “General Theory of Oblivion” (Teoria Geral do Esquecimento).

Agualusa é um dos 13 semifinalistas do Man Booker International Prize, precisamente com este livro, traduzido para inglês por Daniel Hahn.

“No próximo ano, espero trazer alguém do Brazil e depois regressar a Portugal para 2017-18. Mas, obviamente, temos de ver os livros que são publicados, essa rotação não é obrigatória”, disse a responsável.

No dia seguinte, Agualusa vai estar também presente na Universidade de Massachusetts de Lowell, que tem um programa de escritores portugueses residentes, que já acolheu, por exemplo, Valter Hugo Mãe.

Elizabeth Amrien disse à Lusa que a série “Vozes Lusófonas” faz parte de uma iniciativa da universidade chamada “Vozes da Europa”.

“A motivação para esta outra série era envolver outros centros regionais, como o Centro de Estudos Africanos e Latino-Americanos, usando o português”, explicou a vice-diretora.

AYS // PJA – Lusa/Fim
Partilhar