7 March 2021
Bandeira de Angola

Chefe da diplomacia angolana em reunião da CPLP em Lisboa

Luanda, 14 mar (Lusa) – O ministro das Relações Exteriores de Angola desloca-se na segunda-feira a Lisboa para participar na reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi hoje anunciado.

Georges Chikoti participa no encontro que tem como um dos objetivos a discussão sobre a candidatura ao cargo de secretário-executivo da organização, a realizar-se na quinta-feira.

Portugal e São Tomé e Príncipe apresentaram as suas candidaturas ao cargo, mas Angola e Cabo Verde já manifestaram que o cargo de secretário-executivo deve ser assumido pelo país africano, invocando um “acordo verbal” segundo o qual o país que acolhe a sede da organização não deve concorrer a este cargo, atualmente ocupado por Moçambique.

O Governo português tem afirmado que, à luz dos estatutos da organização, “compete agora a Portugal assumir a responsabilidade de apresentar a candidatura a secretário-executivo” e o país “não enjeita, naturalmente, essa responsabilidade, estando disponível para exercê-la”, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

NME// APN – Lusa/Fim
Georges Rebelo Chikoti, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola

Georges Rebelo Chikoti, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES