O Museu da Língua Portuguesa inaugura nesta sexta-feira (4) sua exposição itinerante em Araraquara (SP). É a primeira ação cultural desde o incêndio que consumiu a sede em São Paulo e, para o diretor da instituição, Antonio Carlos Sartini, a iniciativa mostra que o museu “continua vivo”.

“Estamos sempre procurando cidades que tenham espaço adequado, porque é uma exposição grande, e há algum tempo tínhamos interesse em levar para a região. Estamos muito contentes, encontramos o lugar e também patrocinadores. Então, para nós, está sendo motivo de grande alegria poder inaugurar essa exposição”, afirmou Sartini.

Estação da Língua
O percurso na Estação engloba seis áreas expositivas, em um total de mais de 300 metros quadrados.

A estrutura de recepção tem por base um conjunto com forte apelo visual, que abriga uma projeção de breves textos literários especialmente escolhidos para a itinerância.

Em seguida, uma grande escultura de caixas apresenta o Museu da Língua Portuguesa e o público segue para o “desembarque”, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um terminal que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área parte da Linha do Tempo, consagrada no museu, com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas sensíveis ao toque que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

Depois, um painel em forma de quebra-cabeça apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais e a parada final destaca com projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos.

Leia o artigo completo(Globo)

Estação da LínguaServiço
Estação da Língua em Araraquara
Data: de 4 de março a 2 de abril
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados das 10h às 13h
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
Informações sobre agendamento e atividades paralelas, como oficinas:
(16) 3332 5432 ou agendaculturalararaquara@gmail.comwww.facebook.com/estacaodalingua
close
Subscreva as nossas informações
Partilhar