TEMOS O PODER DE CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR
Este ano, o GREENFEST tem como “fio condutor” o tema da “Cidadania Ativa” e a ideia é que cada um de nós tem o “Poder” de contribuir e de fazer a diferença, relembrando-nos a todos que, numa pequena ação, existe uma grande capacidade de mudar o mundo.
PRIMEIRA FEIRA DAS ONG
Este ano, o GREENFEST – o maior evento de sustentabilidade de Portugal – apresenta a primeira Feira das ONG (organizações não governamentais) do País. Durante o GREENFEST, de 8 a 11 de outubro, a feira vai mostrar a ação e os objetivos de mais de 150 ONG nacionais e internacionais (de 5 países participantes) previamente selecionadas.
A 8.º edição do GRENFEST tem como “fio condutor” da comunicação e dos conteúdos deste ano o tema da “Cidadania Ativa” e a ideia de que cada um de nós tem o “Poder” de contribuir para fazer a diferença.
O OLP – Observatório da Língua Portuguesa, como Promotor e a AVL- Associação para o Voluntariado da Leitura, como Parceiro, candidataram-se, ao PROGRAMA CIDADANIA ATIVA, financiado pela Noruega, Lichenstein e Islândia, cuja gestão é feita pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Apresentaram o projeto “Biblioteca de Livros Digitais para a Cidadania e Interculturalidade”, cujo objetivo é a criação de uma biblioteca digital, na fase de arranque com 15 volumes, para os estudantes do ensino básico e secundário e que potencie a inclusão de crianças em risco.
Os livros digitais abordam o valor da democracia e da participação cívica, a defesa dos direitos das minorias e da igualdade de género, o combate contra discriminações e desigualdades sociais, o racismo, a xenofobia, a linguagem de ódio, induzindo a compreensão intercultural, a interiorização de valores de tolerância e o respeito mútuo, a partir do conhecimento e reflexão sobre diversas realidades culturais.
A Biblioteca de Livros Digitais (BLD), disponível numa plataforma do Sítio da OLP, potenciará também a projeção da Língua Portuguesa como veículo de ensino e aprendizagem, transmissora de valores humanísticos, ampliará mais facilmente a rede nacional de voluntariado para a promoção da leitura e facilitará e estimulará o trabalho dos voluntários de leitura.