Início: Fim: Países: Portugal

O 3.º Encontro de Literatura Infantojuvenil da Lusofonia acontece de 13 a 19 de março de 2017, na Fundação O Século, em São Pedro do Estoril. O evento contará com escritores, ilustradores, contadores de histórias e diferentes especialistas que se reunirão com o objetivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

A Comissão de Honra do evento conta com a presença de Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura; Teresa Calçada, Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura; e Leonor Riscado, da Escola Superior Educação de Coimbra. O antigo Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, vai presidir a Comissão de Honra.

Integram também esta Comissão de Honra os escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique); António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).

Promovido, mais uma vez, pela Fundação “O Século”, este 3.º Encontro arranca dia 13 de Março, com a visita de escritores, contadores de histórias e ilustradores às escolas, onde irão participar em sessões de leitura com crianças dos estabelecimentos de ensino dos vários concelhos da Grande Lisboa.

Participantes

  • Autores – Alice Vieira, Clovis Levi, David Machado, Eliana Yunes, Isabel Zambujal,José António Franco, Luísa Ducla Soares, Luís Carmelo, Mafalda Milhões, Maurício Leite, Natacha Magalhães, Ondjaki, Odair Varela Rodrigues, Rita Taborda Duarte.
  • Ilustradores- Mafalda Milhões, Mónica Cid, Maria Remédio, Margarida Botelho.
  • Especialistas – Manuel San Payo (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Ana Bela Mendes (ESE Lisboa), José António Franco, Violante Magalhães (ESE João de Deus)
  • Narradores – Serafim, Luís Correia Carmelo, Maurício Leite.
  • Convidados Especiais – Manuela Silva (RBE) , Fernando Pinto Amaral (PNL), José Jorge Letria (SPA), Elísio Sumavielle Diretor do CCB e ex-secretário de Estado da Cultura), José Manuel Cortês (DGLAB), José Oliveira (editor), Pedro Reisinho (editor), Rita Cruz (editora), José António Franco

Para além dos já confirmados, estão também convidados outros escritores e ilustradores de Portugal, Galiza, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé, Angola, Moçambique, Timor e Brasil, bem como especialistas em literatura infantojuvenil, promoção do livro e da leitura, editores, bibliotecários.

Mais informações na página do 3.º Encontro de Literatura InfantoJuvenil da Lusofonia.

Partilhar