De 21 a 28 de fevereiro, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai realizar o 27.º Correntes d’Escritas. O evento foi apresentado, esta terça-feira, na sala de conferências do Póvoa Arena.
Outra das homenagens deste ano será a José Carlos de Vasconcelos a quem é inteiramente dedicada a 25.ª Revista Correntes d’Escritas e que será também o autor convidado para proferir a Conferência de Abertura, no dia 25, às 15h00, no Cine-Teatro Garrett.

Estarão presentes no evento mais de 100 autores convidados de 17 nacionalidades e com distinções nos mais variados prémios literários. Haverá, nesta edição, uma mesa dedicada a autores da diáspora, proposta e moderada por Onésimo Teotónio Almeida.
Este ano voltam a fazer-se, durante o Correntes, mais de 30 lançamentos de livros novos, realizam-se Conversas Correntes, são entregues os Prémios Literários – Luis Sepúlveda, Correntes d’Escritas Papelaria Locus e Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas. Uma vez mais, há o Correntes em Rede (7.ª edição), o III Encontro de Tradução, Exposições, Cinema, Teatro, Correntes Itinerantes (em todas as freguesias do concelho), Correntes nas escolas e vozes transeuntes, entre outras iniciativas.
A Presidente da Câmara revelou que “ao longo das 25 edições, passaram pelo Correntes bem mais de 200 mil pessoas” salientando que este número se multiplica se contabilizarmos a sua dimensão mediática, ou seja, o Encontro chega a “cerca de 3 milhões de pessoas e, se multiplicarmos estes números pelo número de edições poderíamos estar a falar de números muito mais impressionantes”.


