A Representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal organiza, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2017, o “1º Summer CEmp”, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e com a rede das Aldeias Históricas de Portugal.

O evento decorre na aldeia histórica de Monsanto (a “aldeia mais portuguesa de Portugal”), no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Summer CEmp é um seminário intensivo e interativo com formatos práticos de aprendizagem como debates, exercícios práticos e conversas para entender melhor o projeto Europeu para estudantes universitários.

O Summer CEmp nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia. Em três dias, um grupo diverso de jovens dinâmicos vão dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia.

Quando? A 1ª edição vai acontecer de 29 de agosto a 1 de setembro de 2017.

Onde? Em Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal. Num cenário rural e inspirador, o debate faz-se na interação com os aldeões e em dinâmica com o património cultural e natural. O programa conta com o apoio da CM de Idanha-a-Nova e da rede de Aldeias Históricas de Portugal – beneficiário de fundos comunitários para a promoção do interior e da coesão territorial. Monsanto fica a cerca de 280 km de Lisboa e do Porto e a cerca de 40 km de Castelo Branco e da Guarda.

Para quem? Para cerca de 40 jovens estudantes portugueses que provem dinamismo. Nesta primeira edição, daremos prioridade a finalistas de licenciatura ou estudantes de mestrado e a estudantes de Ciência Política, Relações Internacionais, Assuntos Europeus, Jornalismo ou Comunicação Social. A participação é gratuita e a seleção é feita com base no perfil e motivação. As inscrições já encerraram no dia 16 de junho de 2017

Agenda: Conversas inesperadas com cerca de 20 oradores de alto nível – políticos, comediantes, jornalistas, empreendedores, académicos, desportistas, artistas – compõem o eixo central do programa. Misturadas com uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da Aldeia.

Programa (sujeito a alterações)

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (E), participa na 1.ª edição do Summer CEmp, uma iniciativa da representação da Comissão Europeia em Portugal organizada com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da rede de Aldeias Históricas de Portugal na Aldeia de Monsanto, Idanha-a-Nova, 30 de agosto de 2017. ANTÓNIO JOSÉ/LUSA

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (E), participa na 1.ª edição do Summer CEmp. Aldeia de Monsanto, Idanha-a-Nova, 30 de agosto de 2017. ANTÓNIO JOSÉ/LUSA

RELACIONADAS