Realizou-se na cidade da Praia, entre os dias 6 e 8 de outubro de 2022, o X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), promovido pela Câmara Municipal da Praia e pela UCCLA, com o apoio ativo da Academia Cabo Verdiana de Letras, da Sociedade Cabo-verdiana de Autores, e do alto patrocínio da EMEP. Também contou com o apoio institucional da Comissão Temática da Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, dos Observadores Consultivos da CPLP.
Os Encontros de Escritores de Língua Portuguesa são uma realização da UCCLA, iniciada em 2010, tendo como principais objetivos a valorização da cultura, a difusão e promoção das literaturas dos países que falam o Português, o diálogo e a troca de experiências entre os escritores das literaturas dos diferentes países e a sua partilha com a população, sempre em coordenação e parceria com as Câmaras Municipais locais. Dos dez EELP, quatro decorreram na cidade de Natal (Brasil), um em Luanda (Angola) e cinco na cidade da Praia (Cabo Verde).
O X Encontro teve a presença ou representação, nos atos oficias de abertura e de encerramento, do Presidente da República de Cabo Verde, do Primeiro-ministro de Cabo Verde, do Ministro da Cultura, do Presidente da Câmara Municipal da Praia, do Presidente da EMEP e do Secretário-geral da UCCLA.
Neste encontro debateu-se a insularidade e a universalidade na literatura, tendo em conta a transversalidade estética, que buscou a multiplicidade de vozes presentes nas variadas latitudes: de África ao Brasil, da Europa à Ásia, com representação de escritores de todos os países de língua portuguesa.
Os temas debatidos foram os seguintes:
A importância do património literário como fator de inclusão social, destacando a relevância das diferentes identidades na construção do objeto literário
As vozes femininas na literatura, sublinhando a importância das histórias de vida na construção da narrativa literária
As políticas e temáticas da literatura contemporânea lusófona, assinalando os processos criativos e as políticas de promoção do livro e da leitura
Os processos de criação literária, com o testemunho de vários escritores
Foram apresentados, neste encontro, os vencedores do prémio de revelação literária UCCLA – CML, Alexandre Siloto Assine, com o texto Caligrafia, e Ricardo Ferreira de Almeida, Três Dias em Fevereiro.
Foram ainda apresentadas as revistas literárias lançadas pela Academia Cabo Verdiana de letras e pela Soca; o livro do escritor Tony Tcheka – Quando os Cravos Vermelhos Cruzaram o Geba, e o livro editado pela UCCLA, Cultura e Literatura em Tempos de Pandemia (Introdução e Coordenação de R. Lourido).
O X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa teve ainda a oportunidade de visitar algumas escolas primárias e secundárias, na cidade da Praia, onde os estudantes interpelaram diretamente vários
dos escritores estrangeiros.
Como observação final, o X EELP propôs a isenção absoluta de taxas alfandegárias sobre a circulação dos livros de Cultura e Ciência, no espaço dos países da CPLP, e, no caso de impossibilidade imediata, propôs que seja diminuído, a um valor simbólico, o imposto sobre os livros, no sentido de incrementar a sua circulação e acessibilidade. O Ministro da Cultura e o Presidente da República de Cabo
Verde registaram a proposta como muito pertinente.
Pode consultar as gravações vídeo dos painéis do EELP e uma reportagem fotográfica nas seguintes ligações da UCCLA, respetivamente (https://www.youtube.com/channel/UCHCLPPNYl-e431eGSIBEMow/featured) e (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5449720708452468&type=3).
Rui Lourido,
Coordenador Cultural da UCCLA e dos EELP,
Coordenador da Comissão de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, dos Observadores Consultivos da CPLP.
VER:
X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa na cidade da Praia