Verbos traiçoeiros

O verbo é o elemento central de uma frase. Sem ele, não há mensagem; sem ele não há comunicação. Podem faltar determinantes, advérbios, adjetivos ou até nomes numa frase, mas o verbo nunca pode faltar!

Há, porém, verbos que podem atrapalhar o nosso discurso e causar alguns embaraços à comunicação. Vejamos alguns deles:

Despoletar

O verbo despoletar, ao contrário do que pensamos, não significa deflagrar, desencadear. E porquê? Na sua base está a palavra espoleta, que é um termo militar que designa o dispositivo que produz a detonação das cargas explosivas, como por exemplo, uma granada. Quando ativamos esse dispositivo, usamos o verbo espoletar, que significa “pôr a espoleta em”, logo, “fazer deflagrar a granada”. Se tirarmos a espoleta, a granada fica inativa. Para esta ação, usamos o verbo despoletar, que significa, portanto, “tirar a espoleta a; tornar impossível o disparo de”. Em sentido figurado, significa “anular algo, travar o desencadeamento de”.

Ora, quando dizemos, por exemplo, “Foi isso que despoletou a incêndio”, estamos a dizer precisamente o oposto do que pretendemos. Porque não usar o verbo desencadear?

 

Descriminar

Apesar de ter algumas semelhanças gráficas com os verbos descrever e detalhar, o verbo descriminar não tem qualquer elo semântico com esses verbos. Significa, sim, “absolver de um crime imputado, livrar de culpa ou acusação”; é o contrário de incriminar. Por exemploO juiz descriminou o réu depois de várias audiências, ou seja, retirou-lhe o crime.

 

Matado

A palavra matado corresponde ao particípio passado regular do verbo matar. Este verbo é um dos que possuem duas formas de particípio passado: uma forma regular (matado) e uma forma irregular (morto). A forma participial regular deve ser usada com o verbo auxiliar ter: O leão tem matado muitas gazelas.

 A forma participial irregular (morto) deve ser usada com os verbos auxiliares ser e estarAs gazelas foram mortas pelo leão.

Sedear

O verbo sedear não significa “estabelecer sede num determinado lugar”. Este significado é veiculado pelo verbo sediar: “Essa empresa está sediada no Porto”.

O verbo sedear significa “limpar objetos de ourivesaria com uma escova de sedas”. Tem na sua base o nome seda, ao qual se associa o sufixo –ear, presente em verbos como cabecear, folhear, golpear, nortear, que veiculam um valor de movimento.

Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Imagem do avatar

Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral, e da Universidade Lusófona na Licenciatura de Comunicação Aplicada. Colabora, desde 2008, com a RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e é cronista na Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas. É autora e coautora de vários livros sobre Língua Portuguesa e Comunicação. Conta ainda com 12 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Imagem do avatar

últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)

Scroll to Top