Uni-CV e Camões Instituto inauguram Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa

A Universidade de Cabo Verde em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua inauguraram as instalações da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa na Casa da Música, esta terça-feira, dia 10 de maio, no Plateau.

A abertura iniciou-se no auditório da Reitoria da Uni-CV em que participou a Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Professora Doutora Ana Paula Laborinho, e a Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, Professora Doutora Amália Melo Lopes.

“Para nós este é um momento muito importante, porque estamos num momento de debate sobre a coexistência do português e do crioulo como línguas de Cabo Verde”, afirmou a Reitora na conferência de abertura.

A Cátedra tem uma equipa permanente de quatro docentes: a Doutora Amália Lopes, o Doutor José Esteves Rei, a Doutora Maria de Fátima Fernandes e o Doutor Daniel Medina. A equipa está a trabalhar em quatro linhas principais de investigação: Linguística Descritiva Sincrónica: Descrição do Português em Cabo Verde; Ensino do Português como Língua Segunda em Cabo Verde; Leitura: Literatura em língua portuguesa e espaços físicos e sociais de leitura – a instituição literária em Cabo Verde; Pragmática Linguística do Português e Língua Portuguesa na Comunicação Social, Empresarial Institucional.

“É a nossa segunda Cátedra em África, o que aponta a maturidade do país para projetar o conhecimento útil do estudo da língua portuguesa”, salientou a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A Cátedra tem como missão desenvolver a investigação e a reflexão crítica na área dos estudos sobre o Português, com o estatuto de Língua Segunda (L2) e Língua Estrangeira (LE); aprovar, coordenar e apoiar projetos de investigação em Linguística, Literatura, Didática, Cultura dessa língua e domínios afins como a Comunicação nela expressa; dinamizar a formação contínua de professores de Português, a nível do Ensino Básico e do Ensino Secundário; promover a cooperação com outras instituições de investigação, nacionais e estrangeiras, nos campos específicos de estudo; apoiar projetos de licenciatura, mestrado ou doutoramento; prestar serviços de assessoria e consultoria à comunidade.

“Trata-se de um espaço académico com natureza de centro de investigação e extensão de caráter disciplinar ou interdisciplinar, que promove a investigação, a formação e a extensão do conhecimento do Português Língua Segunda e Português Língua Estrangeira, nomeadamente nos campos da Linguística, Didática, Literatura, Cultura e Comunicação”, explicou a Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.
A Cátedra, que que vai representar a quarta língua mais falada no mundo, encontra agora o seu espaço na Casa da Música com a inauguração da sua placa pela Reitora da Uni-CV e a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A Cátedra, que que vai representar a quarta língua mais falada no mundo, encontra agora o seu espaço na Casa da Música com a inauguração da sua placa pela Reitora da Uni-CV e a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Saiba mais

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top