Lisboa, 30 set (Lusa) – A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Casa da América Latina inauguram hoje em Lisboa, na avenida da Índia, a sede conjunta das duas entidades, até agora separadas.
A inauguração contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa; do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes; do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado; do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e do presidente da Câmara de Maputo, David Simango.
No âmbito das comemorações da inauguração, será promovido um conjunto de atividades com incidência na temática da “(co)habitação” – conceito que tanto se refere à partilha da nova sede entre as duas instituições, como à permanência simultânea de trabalhos artísticos oriundos de vários países da América Latina e de língua portuguesa num mesmo espaço.
A sede conjunta da UCCLA e da Casa da América Latina vai ocupar um edifício recentemente renovado, que foi no século XVIII um armazém dos bergantins e galeotas reais, herdando daí a denominação de “Casa das Galeotas”.
A UCCLA é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de junho de 1985 pelas cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.
A Casa da América Latina foi criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos, com o estatuto de associação sem fins lucrativos e de direito privado, constituída pelo município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas embaixadas dos países latino-americanos e por um conjunto de empresas.
CSR // JMR – Lusa/fim