28 February 2021
O Conselho Executivo da União Africana (UA) adotou hoje a candidatura de Angola a um dos lugares de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

UA apoia Angola para lugar no Conselho de Segurança da ONU

Adis Abeba, 29 jan (Lusa) – A eleição, que será feita em setembro próximo, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, visa o mandato para o biénio 2015/2016.

O endosso da Comissão Executiva da UA decorreu do relatório do comité de candidaturas da organização regional, que por unanimidade indicou Angola como candidato africano.

Além do apoio à candidatura de Angola, o Conselho Executivo, reunido na capital da Etiópia, Adis Abeba, aprovou as pastas que serão submetidas quinta-feira e sexta-feira aos chefes de Estado e de Governo da UA.

Angola vai estar representada nesta 22.ª cimeira pelo vice-Presidente Manuel Vicente.

Nas reuniões preparatórias da cimeira, Angola esteve representada pelo seu chefe da diplomacia, Georges Chikoti.

Durante os trabalhos, foi decidido que a Guiné Equatorial receberá em junho a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da UA.

Nesta cimeira, os chefes de Estado e de Governo deverão adotar a chamada Agenda 2063, um quadro estratégico comum para o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável do continente africano.

Esse documento figura na agenda de trabalhos da reunião desta quinta e sexta-feira.

EL // APN – Lusa/Fim

Fotos LUSA:

– Conselho de Segurança das Nações Unidas Nova Iorque, 27 de setembro de 2013. EPA/PETER FOLEY.

– Sede da União Africana, Addis Abeba, 13 de janeiro de 2014. EPA/DAI KUROKAWA

Também poderá gostar

Sem comentários