6 March 2021
A assembleia-geral de acionistas da Lusa nomeou Teresa Marques presidente da agência de notícias e António Silveira Lobo como vice-presidente

Teresa Marques nomeada presidente executiva da agência Lusa

O modelo de governo da Lusa mantém-se, ou seja, com uma presidente executiva e os restantes cargos não executivos.

Luís Mah, que esteve na Lusa no final dos anos 90, foi nomeado vogal, tal como Paulo Saldanha e José Carlos Lourenço.

A assembleia-geral de acionistas de hoje nomeou todos os órgãos sociais da empresa, incluindo o Conselho Fiscal.

A 12 de novembro, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, anunciou que Teresa Marques, 56 anos, iria suceder a Afonso Camões, que tinha saído da empresa em outubro último.

A nova presidente é licenciada em Gestão de Recursos Humanos pela Escola Superior de Organização Científica do Trabalho e tem uma pós-graduação em Direito Comunitário pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Entre janeiro de 2008 e dezembro de 2011, Teresa Marques foi vogal do conselho de administração da RTP com responsabilidade direta nas áreas de recursos humanos, jurídica, relações internacionais, auditoria interna, compras e logística, património, museus e provedores (Rádio e Televisão).

“O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional acredita que, com a sua experiência, Teresa Marques dará um importante contributo no projeto de futuro da agência Lusa, que assenta no reforço da qualidade do seu jornalismo e da sua estratégia de internacionalização”, referia a tutela num comunicado divulgado em novembro.

Desde 2012, Teresa Marques era ‘managing partner’ na US – Global Management Consulting, empresa de consultoria em recursos humanos, área na qual iniciou a carreira profissional em 1978.

ALU // VC – Lusa/Fim

Fotos:

– Teresa Marques

– Aplicação iPad da agência Lusa, Lisboa, 28 de agosto de 2012. INACIO ROSA/LUSA

Também poderá gostar

Sem comentários